Oi lindas, tudo bem?
Hoje vim falar de um assunto que incomoda muita gente, principalmente nós mulheres! E a minha mãe viu uma matéria no programa Bem Estar que passa na Globo e logo quando acordei a primeira coisa que ela me disse foi, "Carla, acabou de passar uma matéria no bem estar que vale a pena por no blog" hahha fofa né? Enfim, a pedido e dica dela, hoje o post é sobre as manchas que vão surgindo em nossas peles ao longo do tempo! Vamos lá ?
Bem, nos últimos tempos só vem aumentando as inúmeras reclamações sobre as manchas na pele e os motivos são as exposições cada vez maior à luz visível e artificial de ambientes e aparelhos eletrônicos, isso mesmo, os aparelhos eletrônicos também mancham nossas peles, são eles os celulares, tablets e computadores. Porém, como explicou a dermatologista Márcia Purceli no programa do Bem Estar , "essas luzes não causam câncer, como os raios solares, apenas aumentam o risco de manchas. Além delas, existem outros fatores que podem manchar a pele, como o calor, as alterações hormonais e os raios solares, são os principais causadores."
Uma das maneiras de prevenção e que todos nós sabemos é o uso do protetor solar nas áreas mais expostas ao sol e também à luz visível (nesse caso, o melhor é usar durante o dia um filtro com base e não uma base com filtro).
Vale lembrar que para uma pele sem manchas, é fundamental tomar ainda alguns cuidados, como usar protetor após a depilação e evitar ficar muito perto de luminárias ou fontes de luz. Quem pega cor fácil no sol deve prestar mais atenção ainda porque mancha mais fácil.
Além das manchas nas áreas visíveis da pele, existem ainda as manchas menos visíveis, como as nas axilas. Elas acontecem por causa da hiperpigmentação depois da reação inflamatória, ou seja, após a depilação, por exemplo, a pele pode ficar mais escura. Essas manchas podem ficar ainda mais evidentes depois da exposição solar ou por causa da falta de hidratação. Por isso, a dica é hidratar bem regiões como axilas e virilhas (com os cremes que usamos no corpo mesmo) ou procurar cremes clareadores, que também podem ajudar.
Trouxe aqui algumas dicas para tentar evitar ou diminuir a escuridão das axilas e virilhas:
Transpiração excessiva: a transpiração nem sempre é totalmente eliminada, o suor nunca seca direito nas dobras da pele das axilas e virilhas, o que pode causar o escurecimento da pele. Procure esfoliar a área regularmente e manter a pele seca e limpa em todos os momentos, especialmente quando o tempo está quente (o que costuma ser sempre aqui em Belém haha), pois é o acúmulo de bactérias que causa pigmentação e mau odor corporal e não apenas o suor.
Pele oleosa: o acúmulo da oleosidade da pele misturada ao suor, pode tornar as axilas escuras. Procure lavar as axilas com sabão neutro.
Desequilíbrio hormonal e problemas endócrinos: As pessoas diabéticas, mulheres grávidas e outras pessoas que sofrem de problemas endócrinos são altamente afetadas pelo escurecimento da pele, por causa da produção anormal de hormônios como o estrogênio, insulina e etc
Obesidade: Os indivíduos obesos tendem a ter áreas escuras da pele devido ao atrito da pele e da incapacidade da pele respirar, porque a ventilação é insuficiente.
Uso frequente de lâmina de barbear: Muitas vezes, raspar a área da virilha e axilas pode escurecer a pele, especialmente se você for propensa a pelos encravados e cortes, o que pode deixar a pele sensível, e resultar em cicatrizes e hiperpigmentação.
Desodorantes: os desodorantes e antitranspirantes que contêm alumínio, irritam e escurecem a pele (desodorantes naturais são ótimas opções).
Genética: pessoas de pele morena a negra, tem maior propensão ao escurecimento nas dobras da pele.
Depilação: alguns cremes depilatórios podem conter ácidos fortes e outras substâncias que podem causar o escurecimento da pele.
Usar roupas apertadas: usar blusas e calças apertadas, fazem atrito na pele, e não deixam o suor evaporar, causando o escurecimento da mesma. Procure usar roupas soltas, e que deixem a pele respirar.
Um grande beijo, Carla Lima.
Minhas redes sociais:
Instagram: @carlasuelen
Facebook: carlasuelen03
(Nos marquem nas redes sociais com a hashtag #blogtdm)
Página do blog: https://m.facebook.com/profile.php?id=323476341140620
Canal no youtube: https://m.youtube.com/channel/UCghItgqfeST_HPoTeKQU78w
Nenhum comentário:
Postar um comentário